terça-feira, 24 de agosto de 2021

Projeto Sisu na Rede


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 traz consigo uma marca relevante para a acessibilidade. Nesta edição, participantes surdos e deficientes auditivos terão acesso ao recurso da videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras) pelo quinto ano consecutivo. 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) implementou a modalidade de prova na edição 2017, após uma série de estudos em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina. Desde então, o recurso é ofertado à comunidade surda que tem Libras como primeira língua. 

Em cinco anos, mais de 5 mil pessoas realizaram o Enem por meio dessa modalidade de prova. Também em 2017, o tema da redação do exame foi preponderante na ampliação do debate sobre o assunto. Os participantes tiveram de dissertar sobre os “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”.

Como funciona ? Na videoprova em Libras, as questões e as opções de respostas são apresentadas em Língua Brasileira de Sinais por meio de um vídeo. A videoprova tem mesmo número, ordem e valor de questões da prova regular, além da garantia de qualidade e das normas de segurança máxima de todas as provas do Enem. 

Só não são integralmente traduzidas para Libras as questões de língua estrangeira moderna. Nessas questões, somente os trechos originalmente em português são traduzidos para Libras.

Cada participante faz a prova em um notebook. As orientações, os enunciados das questões e as alternativas de respostas são apresentados em Libras por meio de vídeos gravados em DVDs. Junto com o notebook e os DVDs, o participante também recebe o Caderno de Questões, a Folha de Redação e Cartão-Resposta, onde deve marcar as respostas. 

Além disso, o candidato pode escolher qual área do conhecimento fazer primeiro e pode assistir aos vídeos na ordem que preferir. A redação também deve ser escrita em português, mas possui uma matriz de correção específica, que leva em consideração as características linguísticas dessa população.


Fonte: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/edicao-2021-marca-5-anos-da-videoprova-em-libras-no-enem

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PROJETO EDUCAR PARA OUTRO MUNDO

A nova geração de crianças denominada nativas digitais já nasceram mergulhadas na tecnologia, sendo atualmente um desafio incentivar a leitu...

O Programa Paideia Cidade Educadora pretende através de suas ações contribuir para a construção participativa de um novo modelo de desenvolvimento social, cultural, ambiental e economicamente sustentável. Estabelece a cidade e o território como espaços educadores, onde os indivíduos interagem entre si, produzindo saberes em uma troca de ensino e aprendizagem constante, independente da educação formal que tiverem.