terça-feira, 22 de junho de 2021

PAIDEIA E LITERATURA: FERREIRA GULLAR


 O Projeto Paidéia e Literatura  apresenta hoje, um pouco de um dos maiores propulsores do Neoconcretismo no Brasil.  

José de Ribamar Ferreira, mais conhecido como Ferreira Gullar, nasceu em 10 de setembro de 1930 na cidade de São Luís no estado do Maranhão, foi um poeta e jornalista, crítico de arte e anunciador do movimento do concretismo no Brasil.

 Em 1949 com 19 anos fez a publicação da sua primeira obra " Um pouco acima do chão". Ainda quando residia no Maranhão contribuiu como fundador e colaborador da revista Ilha. Nos anos 50 se mudou para a cidade do Rio de Janeiro, trabalhando nas revistas O Cruzeiro, A Manchete e o Diário Carioca.

 Suas maiores obras são; Poemas  Sujos (1976), Uma Luz no Chão (1978), Um Pouco Acima do Chão (1949), Na Vertigem do Dia (1980). Foi agraciado com inúmeros prêmios entre eles; Prêmio Jabuti (2007 e 2011), Prêmio Camões (2010).

 Em 2014 Ferreira Gullar foi eleito para a Academia Brasileira de Letras. Vindo a falecer em 4 de dezembro de 2016 aos 86 anos.


Quer saber mais sobre o autor?

Acesse:http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa287/ferreira-gullar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PROJETO EDUCAR PARA OUTRO MUNDO

A nova geração de crianças denominada nativas digitais já nasceram mergulhadas na tecnologia, sendo atualmente um desafio incentivar a leitu...

O Programa Paideia Cidade Educadora pretende através de suas ações contribuir para a construção participativa de um novo modelo de desenvolvimento social, cultural, ambiental e economicamente sustentável. Estabelece a cidade e o território como espaços educadores, onde os indivíduos interagem entre si, produzindo saberes em uma troca de ensino e aprendizagem constante, independente da educação formal que tiverem.