A pandemia do Covid-19 trouxe consigo impactos enormes para a sociedade brasileira. E a área da educação, com certeza, foi uma das mais afetadas por essa crise. É notável a falta de políticas públicas que busquem diminuir os efeitos negativos no sistema educacional brasileiro.
Estudos apontam que precisaremos de anos para nós recuperar das perdas educacionais que pouco mais de um ano de pandemia nos causou. Além disso, não podemos deixar de citar o reflexo da desigualdade social na aprendizagem dos alunos.
São inúmeras as pesquisas que mostram como alunos que não possuem condições de estudar remotamente foram os mais prejudicados, perdendo o equivalente a três anos letivos quando comparados a alunos com maiores condições.
Visto isso, algumas medidas devem ser tomadas para que possamos nos recuperar o mais rápido possível desse cenário.
1. Faz-se necessário uma nova forma de avaliar a real aprendizagem do aluno, e não somente o desempenho dele em provas.
2. Um novo sistema de recuperação onde se priorize, também a aprendizagem e de extrema importância.
3. O currículo escolar precisa ser revisto, para trabalhar conteúdos essenciais, além de carga horária mais flexível.
4. Para receber os alunos de forma segura e eficiente, a escola necessita de investimentos para adaptar sua infraestrutura.
5. A educação hibrida deve priorizar aqueles que não têm condições de acompanhar o ensino remoto, ou seja, devem desenvolver as atividades na escola, enquanto os que podem, continuam em casa.
6.Os governos precisam levar a educação ao máximo de alunos possível, assim o convênio com TV, radio e internet podem ser a forma mais eficaz.
7. no momento atual escola, aluno e família devem estar alinhados e mantendo uma boa relação de comunicação para melhorar a aprendizagem do estudante.
8. Para um ensino remoto de qualidade, as famílias precisam receber apoio como; fornecimento de internet, e orientação pra auxiliar o aluo em casa.
9. Da mesma forma, o professor precisa de apoio e orientação da instituição escolar, principalmente mudanças na carga horária e dinâmica das aulas.
10. Gestores educacionais, diretores e coordenadores pedagógicos, devem estar preparados para um melhor planejamento e execução da dinâmica escolar, para assim superar essa crise educacional.
Fonte:https://jovempan.com.br/opiniao-jovem-pan/comentaristas/renato-casagrande/dez-medidas-urgentes-para-salvar-a-educacao-dos-danos-causados-pela-pandemia.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário