sábado, 29 de agosto de 2020

Sábado da leitura


 

Que tal relembrar aquelas brincadeiras que fizeram parte da nossa infância? O Sábado da Leitura traz uma indicação de livro que vai fazer você querer ser criança outra vez.

Quintais do Cariri - pequeno registro do brincar é um livro que traz o brincar das crianças, conhecendo, aprendendo e registrando brincadeiras e brinquedos infantis através da passagem da autora Letícia Graciano Nunes ( @_leticiagraciano_ ) pelas regiões de Crato, Potengi e Juazeiro do Norte. Letícia acredita que brincar é um ato de liberdade. É uma forma das crianças ocuparem os espaços – nas escolas, na rua, nos quintais. Espaços que muitas vezes não são preparados para recebê-las, mas as crianças ocupam e os transformam lindamente.

Durante sua pesquisa para montagem do livro, conversou com pais, mães e educadores e eles afirmavam que as crianças não brincam mais. Alguns culpam os eletrônicos, outros dizem que elas param de brincar muito novas e isso é muito curioso pois demonstra que não estamos olhando para essas crianças de fato. Pois elas brincam e muito!

Por fim, Leticia afirma que os mais velhos são importantes para o registro e propagação das brincadeiras, pois as crianças aprendem brincadeiras entre si. Os adultos que brincaram na infância, têm muito o que compartilhar com os mais novos.

É muito bonito ver essa troca entre as gerações. Juntos, partilhando saberes.
.
🛴🧩🎨🤸🏾
.
Adaptado de: https://territoriodobrincar.com.br/nossas-reportagens/brincadeiras-do-cariri/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PROJETO EDUCAR PARA OUTRO MUNDO

A nova geração de crianças denominada nativas digitais já nasceram mergulhadas na tecnologia, sendo atualmente um desafio incentivar a leitu...

O Programa Paideia Cidade Educadora pretende através de suas ações contribuir para a construção participativa de um novo modelo de desenvolvimento social, cultural, ambiental e economicamente sustentável. Estabelece a cidade e o território como espaços educadores, onde os indivíduos interagem entre si, produzindo saberes em uma troca de ensino e aprendizagem constante, independente da educação formal que tiverem.