domingo, 31 de outubro de 2021

PROJETO PAIDEIA E LITERATURA



Sônia Coutinho nasceu em Itabuna, BA, em  1939. Escritora, jornalista e tradutora. Participou do International Writing Program, em Iowa — USA, em 1983, tendo sido escritora-residente na Universidade do Texas, a convite daquela instituição. 

Em 1994, ganhou o grau de Mestre em Teoria da Comunicação com a tese-ensaio Rainha do crime — ótica feminina no romance policial. Sua obra revela o modo de ser e de pensar da mulher brasileira na atualidade. Mostra o universo feminino, do ponto de vista da própria mulher, que é o sujeito da enunciação. 

Seu primeiro romance foi Atire em Sofia (1989), o qual despertou  o interese da crítica. Em seguida publicou O caso Alice (1991) e mais tarde publicou Os seios de Pandora (1997), com o qual ganhou seu segundo prêmio Jabuti. 

O primeiro Jabuti veio em 1979 com a coletãnea de contos Os venenos de Lurécia. Outros livros: O último verão de Copacabana (1985). O jogo de Ifá, Nascimento de uma mulher, Mil olhos de uma rosa (2001) e Ovelha negra e sua amiga loura (2006). Alguns de seus trabalhos foram publicados em antologias no Brasil, Alemanha, Estados Unidos, Holanda, México Canadá e Polônia. Faleceu em 24 de agosto de 2013 aos 74 anos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PROJETO EDUCAR PARA OUTRO MUNDO

A nova geração de crianças denominada nativas digitais já nasceram mergulhadas na tecnologia, sendo atualmente um desafio incentivar a leitu...

O Programa Paideia Cidade Educadora pretende através de suas ações contribuir para a construção participativa de um novo modelo de desenvolvimento social, cultural, ambiental e economicamente sustentável. Estabelece a cidade e o território como espaços educadores, onde os indivíduos interagem entre si, produzindo saberes em uma troca de ensino e aprendizagem constante, independente da educação formal que tiverem.