domingo, 31 de outubro de 2021

PROJETO EDUCAR PARA OUTRO MUNDO


Ao longo da História, o modelo tradicional de ensino tinha na figura do professor como um detentor do conhecimento, e este era transmitido para os alunos, os quais eram apenas ouvintes passivos e se esforçavam na memorização do que era ensinado. Entretanto as transformações na sociedade e os avanços tecnológicos mudaram a forma de ensinar e de aprender, hoje os alunos tem acesso a uma infinidade de informações na palma da mão.

Diante disto o papel do professor deixou de ser o de transmitir conhecimento e se tornou um mediador e auxiliar dos alunos na construção do conhecimento, trabalhando a informação recebida, com questionamentos e críticas, e participando de forma ativa na construção do conhecimento. Segundo Libanêo “ o trabalho docente é a atividade que dá unidade ao binômio ensino-aprendizagem, pelo processo de transmissão-assimilação ativa de conhecimentos, realizando a tarefa de mediação na relação cognitiva entre aluno e as matérias de estudo”.

O Professor tem o poder de influenciar a forma de agir e pensar de um futuro profissional, pois auxilia no desenvolvimento de competências socioemocionais, sendo o trabalho do professor a base para a formação de uma sociedade mais igualitária. A maneira como o Professor ensina faz toda a diferença, pois além de gerar engajamento e interesse do aluno, o impulsiona positivamente, dando-lhes motivação para a busca de conhecimento e a direção certa para trilhar seus caminhos e seguir seus sonhos.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PROJETO EDUCAR PARA OUTRO MUNDO

A nova geração de crianças denominada nativas digitais já nasceram mergulhadas na tecnologia, sendo atualmente um desafio incentivar a leitu...

O Programa Paideia Cidade Educadora pretende através de suas ações contribuir para a construção participativa de um novo modelo de desenvolvimento social, cultural, ambiental e economicamente sustentável. Estabelece a cidade e o território como espaços educadores, onde os indivíduos interagem entre si, produzindo saberes em uma troca de ensino e aprendizagem constante, independente da educação formal que tiverem.