"O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação."
A Educação Inclusiva tem como objetivo garantir a todos sem restrições, o direito a educação; integrar os alunos com necessidades especiais em escolas regulares. São consideradoas necessidades especiais as deficiências: visual, auditiva, intelectual, física, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades, sendo os espaços e materiais utilizados adaptados para o convívio de todos.
No Brasil apesar das discursões terem início na década de 1970, só em 2001 que a educação inclusiva ganha destaque no Plano Nacional de Educação (PNE), e em 2003 o MEC implantou o Programa Educação Inclusiva, dentre os avanços estão: formação de docentes voltados para a diversidade; ensino e difusão do Braille; reconhecimento da Ligua Brasileira de Sinais (Libras) como meio de comunicação e expressão.
Inicialmente as crianças com necessidades especiais iam para instituições ou organizações especializadas como as APAEs, elas recebiam atendimento e tratamento conforme suas necessidades, porém não socializavam com as crianças do ensino regular. Com a adoção da educação inclusiva elas passam a fazer parte do ambiente escolar regular ampliando seu universo e possibilitando uma maior interação social e melhor qualidade na aprendizagem.
fonte: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf
https://fia.com.br/blog/educacao-inclusiva/
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