A Pandemia do Novo Corona vírus mudou a rotina das pessoas e dos trabalhadores em todo o mundo. O isolamento social, necessário para conter a disseminação do virus, levou muitas pessoas ao home office; comércios foram fechados, agravando a situação econômica de muita gente, as escolas foram fechadas, assim de uma forma abrupta e sem qualquer planejamento, os alunos passaram a vivencia o ensino remoto.
Os professores tiveram que adaptar suas aulas, e sem qualquer preparo ou planejamento anterior se lançaram no mundo digital. Alguns já tinham um pouco de conhecimento, mas a grande maioria se aventurou, para não deixar seus alunos desamparados.
O sistema de ensino brasileiro reflete a grande desigualdade que afeta a educação, tanto na qualidade como na oferta de recursos tecnológicos, apoio pedagógico, suporte a nutrição, material didático, entre outros.
De acordo com a pesquisa realizada pelo Grupo de Estudos sobre Politica Educacional e Trabalho Docente ( GESTRADO), da Universidade de Federal de Minas Gerais (UFMG), as consequências da pandemia no trabalho dos professores ocasionaram grandes desafios , entre eles a falta de apoio institucional principalmente nas redes de ensino municipais, aumento da carga horaria de trabalho, falta de interesse dos estudantes em realizar as atividades , muitas vezes causada por não ter acesso a recursos digitais.
A pandemia nos mostrou como a desigualdade se tornou ainda maior entre as pessoas de baixa renda, pois estas ditas minorias acabaram sendo as mais prejudicadas, aumentando o abismo existente na sociedade.
Fonte: Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 14, n. 30, p. 719-735, set./dez. 2020. Disponível em: <http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde>
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