domingo, 24 de outubro de 2021

PROJETO EDUCAR PARA OUTRO MUNDO


As crianças aprendem brincando. Esta é uma frase velha que costumamos ouvir por aí; e na realidade ela traduz a mais pura verdade, as brincadeiras, jogos e brinquedos envolvem as crianças e ajudam no desenvolvimento de habilidades: atenção, concentração persistência e aprendem a ter iniciativa para a resolução de problemas.

Pesquisadores e Educadores afirmam que brincar ajuda a enriquecer a aprendizagem, pois reune as partes lógicas e criativas do cérebro. 

"A criança que joga está reinventando grande parte do saber humano. Além do valor inconteste do movimento interno e externo para os desenvolvimentos físicos, psíquicos e motor, além do tateio, que é a maneira privilegiada de contato com o mundo, a criança sadia possui a capacidade de agir sobre o mundo e os outros através da fantasia, da imaginação e do simbólico, pelos quais o mundo tem seus limites ultrapassados: a criança cria o mundo e a natureza, o forma e o transforma e, neste momento, ela se cria e se transforma." ( Rendi,2000 p.64)

As brincadeiras e jogos estiveram presentes nos mais diversos povos e periodos históricos ate os dias atuais. Através dele, a criança desenvolve a linguagem, o pensamento, a socialiação e habilidades que ajudaram a construir um mundo melhor.

fonte: PAVNOSKI, Luciano. A importância do brincar no desenvolvimento da criança na educação infantil. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 04, Ed. 07, Vol. 09, pp. 49-63. Julho de 2019.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PROJETO EDUCAR PARA OUTRO MUNDO

A nova geração de crianças denominada nativas digitais já nasceram mergulhadas na tecnologia, sendo atualmente um desafio incentivar a leitu...

O Programa Paideia Cidade Educadora pretende através de suas ações contribuir para a construção participativa de um novo modelo de desenvolvimento social, cultural, ambiental e economicamente sustentável. Estabelece a cidade e o território como espaços educadores, onde os indivíduos interagem entre si, produzindo saberes em uma troca de ensino e aprendizagem constante, independente da educação formal que tiverem.