quinta-feira, 22 de julho de 2021

PAIDEIA E LITERATURA : SIMONE DE BEAWOIR


 

Simone Lucie-Ernestine-Marie Bertrand de Beauvoir nasceu em Paris, França, no dia 9 de janeiro de 1908, foi escritora, filósofa, ativista e professora.

Integrante do movimento existencialista francês, foi considerada uma das maiores teóricas do feminismo moderno. Simone lecionou em diversas escolas nas décadas de 30 e 40. Com a ocupação nazista na França, Beauvoir fugiu do país, retornando ao final da 2°  Guerra Mundial. 

Sua paixão pelos livros foi notória desde a juventude, Escreveu diversas obras da qual se destaca um dos maiores clássicos do movimento feminista “O segundo sexo”, publicada em 1949. 

Suas maiores obras foram; A Convidada (1943), O Sangue dos Outros (1945), O Segundo Sexo (1949), Os Mandarins (1954), Memórias de uma moça bem-comportada (1958), Uma Morte Suave (1964). Simone Beauvoir faleceu com 78 anos em 1986 em sua cidade natal vítima de uma pneumonia.


 

Quer saber mais sobre essa grande autora? Acesse:


https://www.theguardian.com/books/2019/aug/20/was-simone-de-beauvoir-as-feminist-as-we-thought


https://www.todamateria.com.br/simone-de-beauvoir/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PROJETO EDUCAR PARA OUTRO MUNDO

A nova geração de crianças denominada nativas digitais já nasceram mergulhadas na tecnologia, sendo atualmente um desafio incentivar a leitu...

O Programa Paideia Cidade Educadora pretende através de suas ações contribuir para a construção participativa de um novo modelo de desenvolvimento social, cultural, ambiental e economicamente sustentável. Estabelece a cidade e o território como espaços educadores, onde os indivíduos interagem entre si, produzindo saberes em uma troca de ensino e aprendizagem constante, independente da educação formal que tiverem.