segunda-feira, 14 de junho de 2021

PROJETO PAIDEIA E LITERATURA: CORA CORALINA


 


Dando continuidade ao Projeto Sábado da Leitura, hoje vamos conhecer um pouco sobre vida e obra da autora Cora Coralina.


Ana Lins Guimarães Peixoto mais conhecida como Cora Coralina, nasceu na cidade de Goiás em 20 de agosto de 1889, foi uma contista e poetisa brasileira, começou no mundo da escrita aos 14 anos, publicou pela primeira vez em 1908 no jornal de poesia a "Rosa". 

Em 1910 publicou o conto intitulado Tragédia na Roça no Anuário Histórico  e Geográfico do Estado de Goiás. Cora Coralina foi convidada para Semana da Arte Moderna que era o primeiro grande evento que trazia para o Brasil o sopro da revolução que  se opôs ao estilo de arte do século XIX. 

A autora Cora Coralina só publicou o seu primeiro livro " O Poema dos Becos de Goiás e Estórias Mais"  aos 75 anos em 1965. A autora recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Goiás, também foi agraciada com o " Prêmio Juca Pato"  em 1983.

Cora Coralina se notabilizou por ser uma poetisa que escreveu sobre o que vivia o que via e sobre as suas perspectivas a cerca do futuro, marcando assim seu nome dentre as maiores escritoras brasileiras.

Quer saber mais sobre a autora Cora Coralina?

Acesse:https://www.ebiografia.com/cora_coralina/

Imagem: http://litebrasil.blogspot.com/2009/03/cora-coralina-sua-alma-sua-palma.html

Imagem: https://www.facmais.edu.br/inhumas/biblioteca-cora-coralina/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PROJETO EDUCAR PARA OUTRO MUNDO

A nova geração de crianças denominada nativas digitais já nasceram mergulhadas na tecnologia, sendo atualmente um desafio incentivar a leitu...

O Programa Paideia Cidade Educadora pretende através de suas ações contribuir para a construção participativa de um novo modelo de desenvolvimento social, cultural, ambiental e economicamente sustentável. Estabelece a cidade e o território como espaços educadores, onde os indivíduos interagem entre si, produzindo saberes em uma troca de ensino e aprendizagem constante, independente da educação formal que tiverem.